...
A Índia de Narendra Modi, um dirigente a quem se deve reconhecer muitos méritos e, ao mesmo tempo, erros de política interna profundamente condenáveis, joga na liga dos campeões, dos rivais que lutam pelos lugares cimeiros. Isso é sobretudo verdade no que respeita às suas relações com a China. E, provavelmente, estará aí a razão que poderá explicar a falta de comparência de Xi Jinping em Nova Delhi, significativa por ser a primeira vez que um presidente chinês falhará uma cimeira do G20.
...
Alguns analistas defendem que Xi não faz a deslocação por ter problemas internos. E não apenas de ordem económica, que de facto existem, mas também por estar a enfrentar críticas políticas vindas de um grupo de antigos dirigentes, hoje reformados. Não há evidência suficiente para corroborar essa análise. Mas é preocupante não ter Xi Jinping na fotografia deste G20.
Victor Ângelo
08 Setembro 2023
no Diário de Notícias
********
A cúpula do G20 Delhi de 2023 é a décima oitava reunião do Grupo dos Vinte, uma cúpula programada para ocorrer em Pragati Maidan, Nova Delhi em 2023.
************
...
Com uma numerosa população jovem, ao contrário da China que começa a envelhecer tal qual o Ocidente, a Índia tem um potencial que os Estados Unidos querem do seu lado. Isso é indesmentível. E a Índia, numa relação sempre tensa com a China até a nível fronteiriço, sente-se tentada por uma mudança radical na sua política de neutralidade em relação à disputa entre superpotências. Isso é também indesmentível.
Diário de Notícias
Leonideo P. Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário