25 de maio de 2024

Amo a Natureza (F. Pessoa)









Quando eu não te tinha

Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo...

Agora amo a Natureza 

Como um monge calmo à Virgem Maria,

Religiosamente, a meu modo, como dantes, 

Mas de outra maneira mais comovida e próxima... 

Vejo melhor os rios quando vou contigo 

Pelos campos até à beira dos rios; 

Sentado a teu lado reparando nas nuvens 

Reparo nelas melhor - 

Tu não me tiraste a Natureza...

Tu mudaste a Natureza... 

Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim, 

Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,

Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,

Por tu me escolheres para te ter e te amar, 

Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente 

Sobre todas as coisas.

Não me arrependo do que fui outrora 

Porque ainda o sou.


Fernando Pessoa

Sem comentários: