25 de maio de 2024

Jesus Menino

Um dia que Deus estava a dormir 

E o Espírito Santo andava a voar, 

Ele foi à caixa dos milagres e roubou três.

Com o primeiro fez que ninguém soubesse que ele tinha fugido. 

Com o segundo criou-se eternamente humano e menino. 

Com o terceiro criou um Cristo eternamente na cruz

E deixou-o pregado na cruz que há no céu

E serve de modelo às outras.

Depois fugiu para o sol

E desceu pelo primeiro raio que apanhou. 

Hoje vive na minha aldeia comigo.

É uma criança bonita de riso e natural. 

Limpa o nariz ao braço direito, 

Chapinha nas pôças de água, 

Colhe as flores e gosta delas e esquece-as.

Atira pedras aos burros,

Rouba a fruta dos pomares

E foge a chorar e a gritar dos cães.

E, porque sabe que elas não gostam 

E que toda a gente acha graça, 

Corre atrás das raparigas

Que vão em ranchos pelas estradas 

Com as bilhas às cabeças 

E levanta-lhes as saias.


A mim ensinou-me tudo.

Ensinou-me a olhar para as coisas

Aponta-me todas as coisas que há nas flores.

Mostra-me como as pedras são engraçadas

Quando a gente as tem na mão 

E olha devagar para elas.

...

Alberto Caeiro 

(Heterónimo de Fernando Pessoa)


Sem comentários: