25 de julho de 2023

A boa notícia

 “O primeiro dia da mudança definitiva na Península Ibérica”, escreveu no passado domingo André Ventura na rede social então ainda conhecida como twitter.

O desenrolar da noite haveria de refrear o ânimo ao líder do Chega. Porque o Vox seria o grande derrotado da noite – ao perder 19 deputados.


Certo é que não era o mirrar da extrema-direita a mudança com que Ventura sonhava. Para os que gostam de ver a democracia funcionar, isso é sempre uma boa notícia.


Fonte: Expresso Curto 

             Filipe Garcia 


****************

Coitadinho do Chega

...

Ventura fica obrigado a superlativizar os seus dizeres e propostas, precisamente onde faz crescer as suas vulnerabilidades (como se tem visto, desde que propôs o fim do SNS e da escola pública o Chega recuou e deixou de apresentar propostas políticas que não sejam aumentos de penas criminais, enquanto o eficaz ódio aos ciganos já nem no Alentejo basta).


Para já, a eleição espanhola provou que essa vitória cultural da extrema-direita no campo das direitas, ao criar um estilo que domina a narrativa política com o termendismo apocalíptico, com a vingança contra os direitos das mulheres e com a sombria repressão cultural, se tornou o principal motivo para a sua derrota no país.


Francisco Louçã

Opinião// no Expresso 

Sem comentários: