28 de fevereiro de 2024

Marau (cogitação)


Luís Filipe Borges é um apresentador e guionista de televisão português. Foi o anfitrião de quatro séries do talk-show A Revolta dos Pastéis de Nata, de grande êxito.

A sua imagem de marca, na época, era um boné com a pala virada para trás. 

Há dias, cruzei-me na rua com um homem maduro com um boné dessa maneira.

E veio-me à mente um pensamento crítico: "olha este, armado em marau..."

E, de imediato, chegou a cogitação em duas fatias:

  • O que tenho eu a ver com isso, para ter uma postura mental crítica ?
  • Há quantas décadas que não pensava, dizia, lia ou ouvia a palavra "marau" !
No tempo e lugar em que eu ouvia tal palavra ela significava maroto, pilantra, atrevidote...






















Todos os dias aparecem neologismos e, pelo caminho, há termos que se perdem, ficam arcaicos.
É a vida das línguas. 😏


Sem comentários: