29 de junho de 2024

Um universo pensante - F. Pessoa















***

Se for preciso meto dentro as portas…

Sim — eu franzino e civilizado,

meto dentro as portas,

Porque neste momento

não sou franzino nem civilizado,

Sou EU,

um universo pensante de carne e osso,

querendo passar,

E que há-de passar por força,

porque quando quero passar sou Deus!


Tirem esse lixo da minha frente!

Metam-me em gavetas essas emoções!

Daqui p’ra fora, políticos, literatos,

Comerciantes pacatos,

polícia, meretrizes, souteneurs,

Tudo isso é a letra que mata,

não o espírito que dá a vida.

O espírito que dá a vida

neste momento sou EU!


Que nenhum filho da puta

se me atravesse no caminho!

O meu caminho é pelo infinito fora 

até chegar ao fim!


Se sou capaz de chegar ao fim ou não, não é contigo, deixa-me ir...

É comigo, com Deus, com o sentido-eu da palavra Infinito...


Prá frente!"


Álvaro de Campos

(trecho do poema Saudação a Walt Whitman)

Sem comentários: