A BOLA É REDONDA
⚽⚽⚽
"Se lhe despejar aleatoriamente os nomes Luka Dončić, Tadej Pogačar, Primož Roglič, Benjamin Savšek, Janja Garnbret, Urša Bogataj, Ilka Štuhec, sem uma ordem particular e sem qualquer contexto, é provável que reconheça dois: Luka Dončić e Tadej Pogačar, génios do basquetebol e do ciclismo, e ambos eslovenos.
Mas acontece que os outros também são atletas excecionais em cima de bicicletas (Roglič), de esquis (Urša Bogataj e Ilka Štuhec), dentro de canoas (Benjamin Savšek) ou a subir paredes (Janja Garnbret), e são também eslovenos.
Isto significa que este pequeno país europeu produz ícones desportivos em barda - “o sexto melhor rácio medalhas/habitantes dos últimos Jogos Olímpicos”, apesar de ter uma expressão residual no futebol.
Que é o que nos interessa, pois é já daqui a pouco (20h) que Portugal joga os oitavos de final do Europeu de futebol diante da seleção deste país cujos futebolistas reconhecíveis serão, basicamente, dois: Sporar, avançado que passou pelo Sporting que tem uma capacidade finalizadora semelhante à minha; e o excelente guarda-redes Oblák, que celebrou títulos pelo Benfica.
Trocado por miúdos, Portugal é favorito? Não, é favoritíssimo e outro resultado que não o triunfo será percecionado justificadamente como uma desilusão em função da diferença de qualidade e experiência entre as duas equipas".
Pedro Candeias
Expresso Diário
Sem comentários:
Enviar um comentário