É difícil pensar em dois homens mais diferentes na história e na vocação do que São Pedro e São Paulo. No entanto, não só são lembrados como dois baluartes da fé e símbolos da própria Igreja Católica, como até partilham o mesmo dia de festa, 29 de Junho.
Nessa data, em 67 D.C. São Pedro e São Paulo teriam sido martirizados em Roma durante as perseguições ordenadas pelo Imperador Nero contra os cristãos.
É plausível que a escolha de comemorar a morte dos santos Pedro e Paulo no dia 29 de Junho resulte do desejo de converter uma festa pagã numa celebração cristã, como tem acontecido ao longo dos séculos em muitos outros feriados religiosos. De facto, 29 de junho coincidiu com a festa de Rómulo e Remo, os fundadores de Roma. Os cristãos provavelmente queriam prestar homenagem aos dois fundadores da Igreja nesse mesmo dia, como se fosse para celebrar o nascimento de uma nova Roma cristã.
**********
A contrario sensu, nós temos um dizer em Português, para quando comparamos duas pessoas com os seus defeitos: "tão bom é Pedro como é Paulo".
Tem um sentido de desconsideração.
É aparentada com a outra nossa expressão "venha o diabo e escolha".
Sem comentários:
Enviar um comentário