Pactos Autonómicos
Se as sondagens dão a possibilidade de maioria absoluta ao PP em conjunto com o Vox, a verdade é que a tecla da radicalização da direita moderada vai ser acionada em permanência a partir de agora pela campanha socialista. Até porque não vão faltar exemplos, à medida que novos acordos vão sendo tornados públicos. A porta das trevas está, entretanto, aberta: quando se começa a negar a violência machista num país como Espanha, o pior só pode estar para vir.
VISÃO DO DIA // 19 JUN
**********
"Há algo muito mais perigoso do que o Vox: um Partido Popular que assuma os postulados e as políticas do Vox.” A frase do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, numa entrevista publicada este domingo pelo diário “El País”, resume o estado de alma de boa parte da sociedade espanhola face ao avanço das propostas de extrema-direita na formação do novo mapa político nacional, resultante das eleições municipais e autonómicas do passado dia 28 de maio.
O líder da extrema-direita, Santiago Abascal, quer alargar a toda Espanha o modelo do pacto para governar a região de Valência, que nega a violência de género. Eleições legislativas são a 23 de julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário