Os partidos da "Esquerda" dão valorização absoluta ao 25 de Abril . Foi a data que abriu portas a tudo o que veio depois.
******
Vasco Lourenço: é “uma hipocrisia” a direita festejar o 25 de Novembro
Vasco Lourenço, protagonista do 25 de Abril e do 25 de Novembro, não estará presente na sessão. Para o presidente da Associação 25 de Abril, a “História não pode ser deturpada” e esta comemoração é “uma hipocrisia” dos partidos de direita.
No Público//notícia completa 👈👈
O Presidente da República puxou pelos seus galões de professor e proferiu uma longa aula sobre o processo histórico do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975. Usando uma imagem gástrica, qualificou diversas vezes a data como um “refluxo revolucionário”: “O 25 de Novembro foi a conclusão do refluxo revolucionário.”
Referindo a sua “vivência inesquecível” destes tempos - como dirigente do PSD e como deputado à Assembleia Constituinte (eleita em 25 de Abril de 1975) - Marcelo reconheceu que “as conjunturas vão reinventando leituras”. Porém, logo a seguir, salientou como é importante que “a sua reconstrução corresponda ao verdadeiramente vivido”, sendo a síntese então “mais liberdade e mais democracia”. O 25 de Novembro - disse - foi “um passo muito importante para liberdade e para a democracia” mas “sem 25 de Abril não haveria 25 de Novembro” - e sem 25 de Novembro o “refluxo revolucionário seria mais demorado e mais conflituoso”, podendo até, segundo “alguns”, conduzir a uma “guerra civil”.
***
👆👆
No Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário